segunda-feira, 21 de março de 2011

1ª vez...

...finalmente regressei!
Desde o Natal que não tenho parado... uma casa nova para organizar... casamento à porta... e o tempo torna-se curto para tanta coisa que há para fazer...

Apesar de andar mais afastada do blog, continuo a experimentar novos e diferentes salpicos. Vou tentar encontrar algum tempo a partir de agora.

A receita que hoje publico foi o primeiro bolo que fiz na minha casa! Correu maravilhosamente bem e o sabor é surpreendente!

Retirei a receita daqui e fiz algumas alterações... deliciem-se!



Bolo de chocolate e requeijão 
com gelatina de framboesas
Ingredientes:

Para a base:
  • 200 g de bolachas tipo digestivas
  • 50 g de margarina
Para a massa:
  • 300 g de requeijão
  • 120 g de açúcar
  • 3 ovos
  • 50 g de farinha com fermento
  • 200 g de chocolate culinário em barra
  • 2 dl de natas
  • 50 g de margarina
Para a cobertura:
  • 1 pacote de gelatina de framboesa ROYAL
  • água
  • 125 g de framboesas (usei frutos vermelhos congelados)
  • 50 g de açúcar
Ligue o forno a 160 °C.

Triture grosseiramente as bolachas no robô de cozinha, junte-lhes a margarina cortada em pedaços e volte a triturar. Deite a mistura numa forma de mola com cerca de 24 cm de diâmetro e calque um pouco com a palma das mãos até cobrir completamente o fundo.

Deite o requeijão e o açúcar numa tigela e bata com a batedeira até obter um creme. Adicione os ovos, um a um, batendo sempre. Junte a farinha peneirada e misture bem.

Parta o chocolate em quadrados para dentro de uma tigela de vidro, adicione as natas e a margarina cortada em bocados. Leve ao microondas durante cerca de 1 minuto e 30 segundos, na potência máxima. Mexa com uma vara de arames até a mistura estar homogénea e o chocolate completamente derretido. Junte ao creme de requeijão, misture com uma espátula de borracha e deite sobre a base de bolacha. Leve ao forno durante cerca de 45 minutos.
Retire do forno e deixe o bolo arrefecer dentro da forma.
Ponha a gelatina de molho em água fria.

Escolha meia dúzia das framboesas mais bonitas e reserve-as. Deite as restantes no copo da varinha mágica, junte o açúcar e triture com a varinha até estarem completamente desfeitas.

Desfaça a gelatina em água a ferver (como indica na embalagem). Junte a gelatina derretida ao puré de framboesas, mexa até dissolver completamente e deite sobre o bolo. Enfeite com as framboesas reservadas e deixe solidificar.

Partilhar

8 comentários:

  1. E que boa escolha para a inauguração dos bolos! Essa fase dos preparativos é tão boa quanto cansativa, mas com um bolinho destes as energias recarregam-se num instante. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. um bonito bolo sem duvida para estreares a nocva cozinha.
    bons preparativos para o casamento
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. XIIII! realmente é uma fase de correria....mas muito, muito, muito boa! Tão boa como este bolinho que ficou com cara de Primavera! Excelente! Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  4. aspecto excelente. parabens pelo blog, é a 1eira vez que o visito mas vou acompanhar de perto pk me tornei seguidora. espero que corra tudo bem na organizaçao desse evento tao importante na vida e muitas felicidades. qdo tiver um tempinho e se desejar conheça a minha cozinha. a morada é:
    http://ensaiosculinarios.blogspot.com/
    beijocas

    ResponderEliminar
  5. Aiiii que crime olhar para este bolo e não o provar... QUERO!! =)

    ResponderEliminar
  6. Adorei este bolinho, que para mim so' traz combinacoes perfeitas: chocolate, requeijao e frutos vermelhos! adorei :) beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que delícia! Já guardei a receita para depois fazer :D
    beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário!