quinta-feira, 30 de abril de 2009

Lasanha alla su

Experiências... salpicos... experiências... salpicos... é assim a minha actividade na cozinha!
Desta vez uma lasanha rápida... se conseguissem sentir o cheirinho que eu senti quando tirei estas fotos... hummmm... indescritível!



Ingredientes:
  • folhas de lasanha
  • espinafres
  • couves de bruxelas
  • fiambre
  • 1 pacote de molho bechamel
  • 1 pacote de natas ligeiras
  • 1 caldo knorr de alho e coentros (usado quando o molho bechamel é feito em casa)
  • queijo mozzarella ralado

Começar por cozer os espinafres e as couves de bruxelas. Depois de cozidos os legumes retirar da água e nessa mesma água cozer as folhas de lasanha.

Entretanto, começar a colocar num pirex em camadas: molho bechamel, folhas de lasanha, espinafres, couves de bruxelas, fiambre e assim sucessivamente até chegar ao topo do pirex. No final regar com as natas ligeiras e salpicar com queijo mozzarella ralado.

Vai ao forno, previamente aquecido, a 200ºC até estar dourado.


Nota: Coloquei na descrição da receita um pacote de molho bechamel por ser mais rápido e pratico. Porém, nas minhas receitas faço sempre o molho bechamel. Para além de ser mais saudável, o sabor é mais intenso e evita-se a ingestão de corantes e conservantes do molho de pacote.

➜➜➜ Dica: Colocar num tacho 2 colheres de sopa de margarina e deixar derreter lentamente. Quando derreter e antes de começar a ferver, juntar 2 colheres de sopa de farinha maizena. Mexer bem até formar uma massa compacta. Sempre a mexer deitar leite em fio até formar um creme espesso.

Para aumentar a quantidade de molho, manter a relação entre a margarina e a farinha maizena. (ex.: quantidade de margarina = quantidade de farinha maizena)

No caso desta receita, em particular, quando derreti a margarina juntei também um caldo knorr de alho e coentros. Isto permitiu que não necessitasse de usar sal na receita.

Partilhar

7 comentários:

  1. Excelente aspecto, eu talvez substituisse as couves de bruxelas pouco apreciadas cá em casa, por bróculos mas tirando isso tem um ar muito saboroso.

    Bjs
    Maria Tavares

    ResponderEliminar
  2. Gostei do facto de ter espinafres e couves de bruxelas. Costumo colocar apenas os espinafres mas não há dúvida que vale a pena experimentar... O resultado parece delicioso.
    Bjinho

    ResponderEliminar
  3. Pena que aqui não temos couves de Bruxelas, mas vou experimentar com a que temos aqui.Lindíssimo prato.
    Edilia

    ResponderEliminar
  4. Tens um excelente aspecto, e de certeza que será deliciosa!! ;)

    ResponderEliminar
  5. Que bom aspecto hmmmmmmm =)

    Há novidades no blog.
    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário!