quinta-feira, 16 de abril de 2009

Bolo de iogurte em 10 minutos...

... pois é... esta receita de bolo de iogurte demora 10 minutos a preparar, depois é só deixar o forno fazer o seu papel. Esta foi a minha primeira receita de verdade e ainda é a que figura em primeiro lugar no meu "velhinho" livro de receitas. Sempre que quero um bolo rápido e que fique bem é este que faço... quase que posso dizer que tem 99% de possibilidades de ficar bom e bonito!





Ingredientes:
  • 2 iogurtes (de aroma, pedaços, liquidos ou sólidos)
  • 4 copos* de açucar
  • 5 copos* de farinha
  • 1/2 copo* de óleo
  • 1 c. de chá de fermento
  • 6 ovos

Mistura-se muito bem o açucar com os ovos (até o creme fazer bolhas). Juntam-se os iogurtes e bate-se. De seguida, mistura-se o óleo e volta a bater-se tudo muito bem. Por fim, junta-se a farinha e o fermento.

Liga-se o forno a 220ºC.

Deita-se o preparado numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e vai ao forno a 160ºC, até estar dourado.

*As medidas desta receita são os copos do iogurte. Utiliza-se um para medir os ingredientes sólidos (açucar e farinha) e o outro para medir o óleo. Quando se utilizam iogurtes liquidos a medida pode ser um copo normal de vinho.


➜➜➜ Dica: Bater muito bem os ovos com o açucar (está pronto quando o creme ficar esbranquiçado e a fazer bolhas). Isto vai fazer com que o bolo fique mais fofo.

Partilhar

9 comentários:

  1. Isto é o chamado "clássico revisitado" tem grandes possibilidades de ser experimentado já amanhã.

    Bjs
    Maria Tavares

    ResponderEliminar
  2. Guria, tô sentindo o cheirinho.
    Já engordei 2 kgs

    ResponderEliminar
  3. Olá Susana!

    Adorei o teu blog... Como é que eu ei de dizer... É delicioso! Este bolo de iogurte ficou cá com um aspecto... mesmo tentador... Eu costumo fazer mas só uso dois ovos e 3 copos de farinha... O resto dos ingredientes é mais ou menos a mesma coisa... Aquela receita dos crepes, bem! Podes ter razão... é pura gulodice mas é uma gulodice saborosa!

    Adorei

    Bjs*

    ResponderEliminar
  4. Pois este bolinho estava muito bom que eu proveio esta manhã, e sorte foi não estar junto dele senão comia-o todo! Mas esperem só pelo dia que ela fizer o BOLO DE BANANA. Su nesse dia por favor 2 fatias para mim, juras?

    ResponderEliminar
  5. Este fim de semana já sou capaz de ir experimentar.
    Beijos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Este bolo é rápido de fazer e fica sempre bem, eu até costumo dividir a massa e numa parte colocar chocolate e fazer tipo bolo mármore, fica aqui a dica.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Não sobrou nenhuma fatia!? Está apetitoso:) beijokas

    ResponderEliminar
  8. Clássico já velhinho mas sempre bom....e com um cházinho neste temponho frio - hummm q delicia

    ResponderEliminar
  9. acabei de o fazer mas adicionei os pepitas de chocolate e ficou opitmo!!!!!!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário!